O Piauí vai inaugurar no próximo mês o Museu do Delta do Parnaíba, o maior museu do Estado, localizado no complexo cultural do Porto das Barcas.

O projeto museográfico é do arquiteto e urbanista Paulo Vasconcellos e começou a ser montado ainda em fevereiro do ano passado. A montagem foi paralisada durante sete meses por causa da pandemia da Covid-19, mas agora o espaço está pronto para ser entregue à população.

O novo museu é uma imersão no universo marítimo do Delta e contém algumas preciosidades, como o esqueleto da baleia Cachalote, encontrado na Ilha do Caju. Além dele, há ainda esqueletos de peixe-boi e de um boto cinza, como parte de um acervo de mais de 300 peças, todas coletadas no Delta.

                                    Esqueleto da baleia Cachalote

Dentro de uma moderna concepção de museu, o espaço montado em 03 galpões propõe uma experiência interativa com os visitantes, que poderão usar máscaras de realidade virtual para simular um passeio aéreo sobre o Delta ou subir nas embarcações montadas no local.

Além da exposição permanente, há ainda espaço para exposições temporárias, biblioteca, salas para oficinas de dança, teatro e artes visuais. O Museu do Delta do Parnaíba faz parte do conjunto de Museus administrados pela Secretaria Estadual de Cultura.

Por Cláudia Brandão

0 Comentários