O município de Água Doce, no Maranhão apresenta atualmente 592 casos confirmados de Covid-19. No entanto, possui 456 pessoas recuperadas. A prefeita da cidade, Thalita Dias, desde o início da pandemia, adotou medidas essenciais para o combate e enfrentamento ao novo Coronavírus.


Entre as medidas, vacinação domiciliar contra a H1N1 para todos os idosos do município (zona rural e urbana). Foram quase 1400 doces de vacinas distribuídas para a população. A ação foi realizada no mês de março. 


No mês de abril, a equipe da vigilância sanitária municipal identificou, cadastrou e monitorou todas as pessoas recém-chegadas ao município vindas de outras cidades/Estados. Essas pessoas foram orientadas e permaneceram 14 dias em isolamento para evitar a disseminação de contaminação, caso estivessem assintomáticas.


A Prefeitura através do setor competente, ainda no mês de abril, distribuiu cestas básicas para todas as famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo as zonas rural e urbana. A ação teve como objetivo minimizar os impactos negativos causados pelo Novo Coronavírus.


O município cadastrou costureiras, que confeccionaram cerca de 5 mil máscaras. Com essa medida, a prefeita Thalita Dias fomentou a renda das profissionais locais. Mediante distribuição desse material de proteção, foi publicado o Decreto Municipal nº 08/2020, que tornou obrigatório o uso de máscaras em todo o município.



Houve constante fiscalização do comércio local, para verificação da rotina, no intuito de saber se comerciantes seguiram as medidas de segurança expressas no decreto municipal. 


Outra medida relevante, realizada no mês de maio, e que teve como objetivo, garantir a segurança dos profissionais da saúde e população que buscaram atendimento nos postos de saúde, trata-se da sanitização desses espaços, bem como locais estratégicos de aglomerações, como a rodoviária municipal de Cana Brava.



Foram instaladas barreiras sanitárias em três pontos específicos da cidade: Cana Brava, Freixeiras e na estrada da sede municipal. Essa iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar do Maranhão, além das equipes da Vigilância Sanitária e profissionais da saúde do município.


Para assegurar a proteção dos agentes comunitários de saúde que atuam na linha de frente no combate a Covid-19, foi realizado um investimento amplo na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Além desse investimento, com recursos próprios, o município adquiriu diversas remessas de testes rápidos para garantir a testagem da população.


Distribuição de cinco mil máscaras de pano foram confeccionadas pelas costureiras do município. Com esse material, também foram entregues panfletos informativos de cuidados e higienização das mãos e das máscaras. 


O município de Água Doce passou a contar com um importante reforço para a detecção e consequentemente, o enfrentamento ao vírus, com a implantação de um laboratório de sorologia para a realização de exames de Covid-19. 


Além do laboratório, Água Doce ganhou um local exclusivo para o atendimento de pacientes infectados e suspeitos de contaminação pelo Novo Coronavírus. O Centro de Enfrentamento ao Covid-19 funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia. No espaço são realizados os primeiros atendimentos dos pacientes, coletas de sangue para exames e realização dos exames. 


As equipes de saúde do município realizaram a entrega de kits de medicação, em domicílio, aos pacientes diagnosticados com Covid-19 e também aos pacientes suspeitos. Essa ação de tratamento precoce teve como foco, reduzir os níveis de infecção da doença.


A prefeita Thalita Dias determinou que as pessoas infectadas pelo Covid-19 recebessem regularmente em suas casas, alimentos e materiais de higiene, visando assegurar que os acometidos pelo vírus mantenham o isolamento domiciliar. A entrega é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde.


Através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - AGERP-MA, os pequenos agricultores do município tem garantido a sua renda nesse período de pandemia, pois suas produções são compradas pelo município e distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.


Além disso, o município tem investido na Busca Ativa e desde que a pandemia foi decretada, vários investimentos em EPIs, testes e medicamentos foram realizados, bem como, na capacitação e treinamento dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e principalmente nos que realizam as buscas. Com isso, o número de casos tem reduzido e o número de recuperados cresceu.


Na última quarta-feira, dia 29 de julho, a equipe da Vigilância Sanitária em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde de Curvinhas, realizou uma ação educativa em toda a comunidade Curvinha para alertar os moradores sobre a importância do uso de máscaras e da higienização das mãos. A ação contou com a entrega de panfletos e também com anúncios em som volante. 


A prefeita Thalita Dias realizou reunião estratégica com a secretária municipal de saúde, Thaline Carvalho, a coordenadora da Atenção Básica do município, Alessandra Freitas e o enfermeiro Kelton César, onde traçaram uma nova forma de atendimento do Centro de Atendimento Covid-19. A nova estratégia será itinerante, onde as equipes percorrerão todas as localidades do município, ofertando assistência integral às comunidades mais isoladas.


Dessa forma, o município de Água Doce segue durante o período de pandemia, com ações voltados ao cuidado com a população, preservando a saúde e bem-estar dos seus moradores.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba

0 Comentários