Após inúmeras denúncias recebidas sobre o caos na saúde pública do município de Parnaíba, principalmente sobre a falta de estrutura nos postos de saúde, o Blog Extra Parnaíba, prezando pelo compromisso com os leitores, visitou algumas Unidades Básicas de Saúde de Parnaíba, com o objetivo de apresentar a comunidade uma satisfação sobre o verdadeiro papel da imprensa, que é de informar a realidade. Nesse caso, mostrar as deficiências de um dos setores mais importantes.


UBS ENFERMEIRA SAMARITANA MARIA DOS SANTOS MONTEIRO

A primeira Unidade Básica de Saúde visitada fica localizada na Rua Itaúna, Bairro Piauí. Trata-se da UBS Enfermeira Samaritana Maria dos Santos Monteiro. Logo na chegada, um casal deixava a unidade de saúde revoltados pela falta de vacina para o filho. “Toda vez inventam uma história diferente e mandam a gente voltar noutro horário”.

Outra senhora chegou com a filha de apenas quatro meses de vida. Ela relatou ao Extra Parnaíba, que, teria buscado a vacinação no dia anterior, pediram que ela retornasse no dia seguinte, mas a resposta dada pela equipe é que só será disponibilizada a vacina na UBS na próxima segunda-feira. “Minha filha precisa da vacina de três meses, mas já fez quatro e ainda não consegui a dose nesse posto de saúde. Depois de ter vindo muitas vezes, pediram pra eu voltar segunda-feira”.

No interior da Unidade Básica de Saúde, foi solicitada a permissão para ir á sala onde devem ser guardados os medicamentos que deveriam ser disponibilizados para a população, mas no armário, recipientes vazios. Os mais simples e procurados remédios, como para hipertensos e diabéticos estão em falta.


Na mesma Unidade Básica de Saúde, não é disponibilizada água para os funcionários. O único bebedouro está “interditado”. Se servidores ou pacientes precisarem de água para o consumo, precisam comprar ou levar de casa.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – KM 17


Logo na entrada, um lembrete

Nessa unidade, não possui água para o consumo nem de funcionários e tampouco para pacientes. Em alguns momentos, para o uso dos profissionais do posto, foi necessário a recorrer a um poço que fica localizado nas proximidades para que pacientes não ficassem com o atendimento prejudicado. Além disso, também foi constatada a escassez nos medicamentos. A UBS do Km 17 fica localizada na Baixa da Carnaúba e atende várias comunidades da zona rural de Parnaíba.



ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – SABIAZAL

No local, que só funciona no turno da manhã, também está faltando medicamentos. Moradores que residem nas proximidades da UBS, disseram que, há uma grande dificuldade para a população, pois há muitas pessoas que vão buscar remédios principalmente para hipertensos, mas não existe estoque.


UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE IRACEMA FEITOSA DE BRITO FERNANDES

A UBS Iracema Feitosa de Brito Fernandes é uma das unidades em que mais há reclamações, principalmente pela falta de medicamentos. Entre as maiores necessidades, estão os remédios para hipertensos e diabéticos, queixas de pacientes de outros postos da cidade. Outra reclamação é que o atendimento médico não é diário e isso prejudica a população que precisa de prestação de serviços de atenção básica de forma regular.

No local, também como em outras unidades, os funcionários precisam levar água de casa para o consumo durante o trabalho. Quanto aos pacientes, ou comprar em vendas próximas ou levam de casa


0 Comentários